Alva Canto comemorou 25 anos em concerto
No passado dia 20 de novembro realizou-se o “Concerto 25 anos Alva Canto – Associação de Cultura”, evento que teve lugar no auditório da Casa Municipal da Cultura, pelas 18:00.
Este concerto, que assinalou o quarto de século da associação, contou com a presença do Coral Alva Canto, do Coro Infanto-Juvenil de Alvaiázere, do Coro Misto da Canto Firme de Tomar, a que se juntaram, ainda, antigos maestros e coralistas do coro anfitrião (e do primeiro coro infantil da instituição, o Alvacantinho). A apresentação e condução do espetáculo esteve a cargo d’oTAL, o grupo de teatro da Associação.
O primeiro grupo a subir ao palco foi o Coral Alva Canto, que fez uma viagem por peças que marcam diversas épocas da existência da formação, parte das quais, acompanhadas ao piano e por um quarteto de cordas. Mais uma vez, ficou patente o ecletismo do reportório do grupo coral, que vai desde a música sacra, da época medieval e renascentista à música contemporânea, passando pela música popular.
A segunda atuação da tarde ficou a cargo do Coro Infanto-Juvenil de Alvaiázere, cuja existência resulta de uma parceria entre a Alva Canto e a Paróquia de Alvaiázere, e que integra, também, alunos da Alva Canto Academia de Música. O repertório foi igualmente diversificado, fundamentalmente em português, mas culminando com uma interpretação do “Hey Jude”, dos Beatles, por parte dos elementos mais velhos do grupo.
O Coro Misto da Canto Firme de Tomar, que há 25 anos atrás apadrinhou a estreia do Coral Alva Canto, subiu ao palco do auditório da Casa Municipal da Cultura, para uma atuação brilhante, pautada por uma enorme qualidade estética e artística.
Todavia, e tendo em conta o mote do concerto, que se prendeu com a celebração dos 25 anos da associação anfitriã, o momento da tarde estava reservado para o final, com a atuação do Coro Alva Canto com alguns antigos coralistas e maestros, para a interpretação de três peças. Cada uma foi representativa da época em que cada um dos antigos maestros dirigiu o grupo Coral. António Simões dirigiu uma música de autoria própria, “Palavra Perfumada”; Dora Guerra assumiu a condução do clássico gospel “Oh, Happy Day”; Pedro Pereira dirigiu “Boiadeiro”, do cancioneiro popular brasileiro.
No momento institucional o Presidente da Direção da Alva Canto, Manuel Pereira Lourenço, manifestou o empenho em a Alva Canto continuar a estar ao serviço da cultura na comunidade Alvaiazerense. João Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal, felicitou a associação pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, afirmando disponibilidade para o Município reforçar os apoios já prestados. António Cardo, fundador da associação, lembrou a importância de Joaquim Dionísio Lourenço, falecido em 2018, na história da Alva Canto.
Trocadas lembranças entre os participantes, o espetáculo findou com a interpretação do cânone “Viva la musica”, a primeira música ensaiada pelo grupo coral, a que se seguiu os “Parabéns a você”.
Devido à pandemia da covid-19, que impede a realização de momentos de confraternização em total segurança, de forma a assinalar o aniversário celebrado, no final, foi entregue a cada pessoa presente, uma caixa com uma fatia do bolo de aniversário.