História

O surgimento da Alva Canto – Associação de Cultura está estritamente relacionado com a sua primeira valência, que, aliás, antecede a existência da própria instituição: o grupo coral.

O coro Alva Canto nasceu em setembro de 1995 de uma ideia dos irmãos António Manuel Cardo e Mário Cardo, em criar um grupo de música polifónica aproveitando a dinâmica e o crescimento da sua escola de música.

Joaquim Dionísio Lourenço, sócio número um e primeiro presidente da direção, dá-lhe o nome, nascendo assim a Alva Canto – Associação de Cultura, criada formalmente através de escritura notarial celebrada em 2 de Fevereiro de 1996.

I Festival de Música Polifónica de Alvaiázere | junho 1997

Pese embora o coro tenha sido a única valência da Alva Canto que funcionou ininterruptamente desde a sua fundação, a atividade da instituição não se tem esgotado apenas na promoção da música coral.

Do ponto de vista recreativo, dinamizou uma equipa de futsal que integrou alguns torneios locais, um grupo de cicloturismo, e chegou a organizar “rally papers”.

Festa Anual de Encerramento do Coro Infantil e grupo de Ballet | Alvaiázere 2002

A Alva Canto dinamizou um coro infantil – o Alvacantinho, entre 1997 e 2004 e promoveu, ainda, uma classe de ballet. Atualmente, para além do grupo coral adulto, a associação conta com uma secção de teatro, com um coro infanto-juvenil, (que resulta de uma parceria com o Centro Paroquial de Alvaiázere), e de uma academia de música.

Festa Anual de Encerramento do Coro Infantil e grupo de Ballet | Alvaiázere 2002

Em todas as vertentes culturais, a instituição procura primar pela competência e qualidade na promoção e fomento das artes junto da comunidade, sendo da sua responsabilidade a organização, produção ou colaboração de uma parte muito considerável das iniciativas culturais que decorrem no concelho de Alvaiázere. 

    X