Alva Canto com intensa atividade em época de natal
O fim e o início de cada ano são, habitualmente, de grande atividade para as valências da Alva Canto – Associação de Cultura, e este ano não foi exceção.
A época de Natal, cujo imaginário é, em boa parte, cultivado por melodias e canções associadas a este período, acarretam, pois, uma agenda muito preenchida, em particular para as secções desta associação ligadas à música.
Assim, o Coro Infanto-Juvenil de Alvaiázere teve cinco atuações, neste período. Na noite do dia 13 de dezembro, participou na festa de Natal do ATL de Alvaiázere (entidade parceira da Alva Canto na dinamização deste grupo), seguindo-se, no dia 16 do mesmo mês, a atuação no espetáculo solidário “100% com o Lourenço”, decorrido em Avelar, promovido pela Escola Tecnológica e Profissional de Sicó. Já quase em véspera de natal, o coro dos mais pequenos abrilhantou a festa de natal do Lar S. Jorge II, em Alvaiázere, numa atuação dirigida não só para os utentes, mas também para as respetivas famílias. Já em 2024, os membros do Coro Infanto-Juvenil integraram o grupo da Associação, cantando os Reis pelas ruas do concelho. A findar as atuações desta época, regista-se a participação deste grupo coral no Concerto de Ano Novo, integrado na programação do Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere (FICA), promovido pela autarquia.
Já os alunos da Alva Canto Academia de Música tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho que tem sido desenvolvido, através das respetivas audições, que também integraram a programação do FICA. Os primeiros a subir ao palco da tenda instalada no Parque Multiusos foram os alunos das classes de acordeão, de bateria e de violino, a 16 de dezembro. No dia seguinte, a comunidade teve a oportunidade de assistir às apresentações dos alunos de canto, de flauta de bisel, de guitarra e de piano.
Já o Coral Alva Canto, também cumpriu com a tradição dos Cantares dos Reis pelas ruas do concelho, na noite de 5 de janeiro. Conforme tem sucedido nos últimos anos, ao coro adulto juntaram-se elementos do Coro Infanto-Juvenil, facto que estimula a confraternização e o salutar convívio entre gerações, contribuindo para perpetuar nos mais novos a cultura e os costumes identitários de Alvaiázere.
No dia 7, tal como o Coro Infanto-Juvenil, o coro adulto integrou o cartaz do Concerto de Ano Novo. Apresentou-se perante a plateia muito considerável que marcou presença na Igreja Matriz de Alvaiázere, com um repertório eclético, relacionado, quer com a época, quer com o espaço de culto em que a atuação decorreu. Foram interpretadas peças de cariz mais popular, sacras, e de diversas épocas – desde o período renascentista até autores contemporâneos. Destaca-se o facto de parte do repertório ter sido interpretado em conjunto com uma pequena orquestra: um quarteto de cordas e piano, o que trouxe um brilho diferente à performance do Coral Alva Canto. Nota ainda para o facto de neste concerto se ter registado a estreia de cinco novos coralistas, contando o Coral Alva Canto, atualmente, com 30 elementos, a maior formação dos últimos anos!
A culminar a intensa atividade da associação, o Coral Alva Canto protagonizou um concerto no dia 18 de janeiro, pelas 21:00, no auditório d’ “A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes”, no Fundão, integrado nas Jornadas de S. Sebastião, a convite daquele Município. Conforme é percetível pelo exposto, foi um período exigente, mas extremamente reconfortante, terminando com um misto de sensações: se, por um lado, há o alívio do dever que foi cumprido, anseia-se já pelos próximos desafios, fazendo prova da assertividade do adágio popular que reclama que “quem corre por gosto não cansa”!