Festival de Música Polifónica de Alvaiázere cumpre 18 edições
No passado dia 10 de junho teve lugar a 18.ª edição do Festival de Música Polifónica de Alvaiázere, que integrou o cartaz da 40.ª FAFIPA – Feira Agrícola, Florestal, Industrial e Pecuária de Alvaiázere, contando, por isso, com o apoio do Município de Alvaiázere, e que se realizou no auditório da Casa Municipal da Cultura.
O cartaz contava com a participação dos coros “da casa”, Coral Alva Canto e Coro Infanto-Juvenil de Alvaiázere, e com os convidados Coro Municipal Marquês de Pombal, proveniente dessa cidade, e com o Orfeão de Castelo Branco.
Os visitantes e respetivas comitivas foram recebidos ao princípio da tarde, no Museu Municipal de Alvaiázere, onde lhes foi servido um “Chícharo de Honra” de boas-vindas, havendo oportunidade para uma visita guiada a este espaço museológico e expositivo.
Pelas 18:00 teve início o concerto, que experimentou assinalável afluência de público, e onde se evidenciou o caráter diversificado dos repertórios apresentados, mas sob o denominador comum de enorme qualidade.
No final, cada coro foi presenteado com um de quatro azulejos que constituem um painel concebido para o efeito, pelo coletivo de artistas plásticos “Defeito de Fabrico”, que traduziu de forma criativa e magistral o momento vivenciado: a partilha de uma experiência musical que, a partir da prestação individual de cada grupo, tece memórias construídas pelo conjunto de todos os intervenientes.
O Festival findou ao som de “Dona Nobis Pacem”, interpretado por todos os coros, num apelo à harmonia e à paz no mundo!